Postado por Membro do Clube em 20 de novembro de 2024
Dor no joelho e pé
Olá comunidade!
Há algumas semanas comecei a sentir dores incômodas no joelho e no pé. No joelho, a dor é mais aguda ao subir escadas ou após ficar sentado por muito tempo. No pé, a dor se localiza na planta, próximo ao calcanhar, e é mais forte ao dar os primeiros passos pela manhã.
Tenho pesquisado sobre o assunto e algumas condições parecem se encaixar: fascite plantar (para a dor no calcanhar) e síndrome da dor patelofemoral (para a dor no joelho). Claro, ainda não tenho um diagnóstico médico, mas gostaria de saber se alguém aqui já lidou com algo semelhante.
Acredito que a causa pode estar relacionada ao aumento da minha atividade física. Comecei a correr cerca de 15 km por semana, sem um aumento gradual adequado. Além disso, meu tênis já tem mais de um ano de uso, e o amortecimento já não é o mesmo. A má postura ao caminhar também pode estar contribuindo.
Para aliviar os sintomas, tenho adotado algumas medidas:
- Aplicação de gelo por 15 minutos após os treinos;
- Alongamentos suaves de panturrilha e quadríceps;
- Uso de calçados com maior suporte, quando possível;
- Elevação das pernas ao descansar.
Essas práticas trazem alívio temporário, mas a dor retorna se eu passo muito tempo em pé ou se aumento a intensidade dos exercícios.
Gostaria de pedir a ajuda de vocês: alguém já passou por isso e conseguiu resolver? Há recomendações de palmilhas ortopédicas ou fisioterapia específica? Devo procurar um médico ortopedista ou um fisioterapeuta?
Além disso, se alguém tiver sugestões de fortalecimento muscular para prevenir essas dores, agradeço muito.
Um abraço e obrigado pela atenção!