Ontem demos uma batalha à embriaguez: Um relato sobre as consequências imediatas
Todos nós carregamos batalhas que ninguém vê. A minha começou numa noite que parecia inofensiva, mas terminou com um copo vazio e uma sensação de vazio maior. No dia seguinte, a ressaca física veio acompanhada de uma pergunta incômoda: "O que você está fazendo com a sua vida?" Foi ali que decidi dar uma batalha à embriaguez — não apenas ao álcool, mas ao ciclo de fuga que ele representava.
As primeiras semanas foram um desafio. O corpo pedia o que estava acostumado, e a mente arrumava justificativas. Mas comecei a substituir os hábitos: troquei o bar por caminhadas, a cerveja por água com limão, as noites em claro por uma rotina de sono. Apoiei-me em amigos e em atividades que sempre deixei de lado, como a leitura e o esporte. Aos poucos, a névoa começou a dissipar.
As consequências imediatas da bebida — noites mal dormidas, ansiedade, arrependimentos — foram dando lugar a benefícios concretos. Recuperei a disposição, melhorei minha comunicação com a família e, principalmente, voltei a me sentir no controle da minha vida. Aprendi que a verdadeira força não está em suportar a pressão sozinho, mas em pedir ajuda quando necessário.
Essa história não tem um final perfeito. Ainda há dias de fraqueza, mas cada pequena vitória me lembra por que comecei. Se você está enfrentando uma luta semelhante, saiba que não está sozinho. O primeiro passo é o mais difícil, mas também o mais significativo. Hoje, compartilho esta experiência no Clube de Membros do HikariApp com a esperança de que possa inspirar alguém a também dar o primeiro passo.