Melhor proporção de BJU para emagrecimento para mulheres

Postado por MarianaS em em Clube de Membros do HikariApp

O que é BJU? É uma sigla russa para a proporção de macronutrientes: B (proteínas), J (gorduras) e U (carboidratos). Encontrar o equilíbrio ideal é essencial para quem busca emagrecimento sem perder massa muscular.

Olá, pessoal! Venho pesquisando bastante sobre a melhor proporção de BJU para o emagrecimento feminino. Sei que cada corpo reage de uma forma, mas gostaria de saber a experiência de vocês. Qual proporção trouxe melhores resultados sem sacrificar a energia e a saúde no dia a dia?

Discussão

Fernanda L.

Eu segui a proporção 40/30/30 (40% proteínas, 30% gorduras, 30% carboidratos) por 3 meses e tive excelentes resultados. Perdi 5 kg mantendo a massa magra e me senti com muito mais energia durante o dia. O segredo foi focar em alimentos integrais e não processados, além de beber bastante água. Recomendo para quem está começando!

Carlos T.

Ótimo tópico, Mariana! Para mim, que treino 5 vezes por semana, uma proporção de 30/35/35 funcionou muito bem. Bastante proteína para recuperação muscular e gorduras boas como abacate e azeite para manter a saciedade. Acho que o ideal depende muito do nível de atividade física e do metabolismo de cada uma.

Juliana R.

Já li que para mulheres na menopausa, uma ingestão maior de proteínas (até 35-40%) é fundamental para evitar perda muscular e manter o metabolismo acelerado. Eu prefiro uma abordagem low-carb, então minha proporção fica em torno de 35/50/15 (proteína/gordura/carboidrato). Funciona para mim, mas sei que não é para todo mundo. O importante é ouvir o corpo e não ter medo das gorduras boas!

Lembrete do Moderador: Consulte sempre um profissional de saúde ou nutricionista antes de iniciar qualquer dieta ou mudança drástica na alimentação. As experiências aqui compartilhadas são pessoais e não substituem orientação médica.

Compartilhe sua experiência também no Fórum de Educação ou explore outros tópicos no Clube de Membros.