Onde buscar ajuda quando a mãe bebe?

Esta discussão é um espaço para estudantes que enfrentam o problema do alcoolismo parental. Sabemos que é uma situação difícil, mas você não está sozinho. Aqui você pode encontrar informações gerais e recursos que podem ajudar.

O consumo excessivo de álcool por um familiar, especialmente a mãe, pode causar sofrimento profundo. Muitas crianças e adolescentes não sabem a quem recorrer. O primeiro passo é reconhecer que esse comportamento não é sua culpa e que existem formas de buscar apoio.

Sinais de alerta

Mudanças de humor frequentes, negligência com os filhos, problemas no trabalho ou na escola podem ser indicadores. Se sua mãe bebe compulsivamente, tente conversar com um adulto de confiança, como um professor, conselheiro escolar ou parente.

Como conversar sobre o assunto

Abordar o tema pode ser delicado. Escolha um momento em que ela esteja sóbria e em um ambiente tranquilo. Use frases com "eu" para expressar seus sentimentos, como "eu me sinto preocupado quando você bebe". Evite acusações. Se ela não estiver aberta a ouvir, não insista. Busque ajuda de um profissional ou de um familiar próximo.

Onde buscar ajuda no Brasil

Além desses recursos, é importante lembrar que você não precisa enfrentar isso sozinho. Conversar com amigos, praticar autocuidado e manter uma rede de apoio são passos importantes para sua saúde emocional.

Se você já passou por essa situação, compartilhe sua experiência nos comentários abaixo. O respeito e a empatia são fundamentais para manter este espaço seguro.

← Voltar ao Fórum