Cuidados com a Árvore Mai Após o Tết
Olá, pessoal! Tudo bem com os estudos?
Estou começando uma discussão aqui no grupo porque tenho uma dúvida que talvez seja comum para outras famílias. Minha família cultiva a árvore Mai (apricot) para celebrar o Tết (Ano Novo Vietnamita), mas depois do feriado, ela sempre fica com as folhas amareladas e não sei qual a melhor forma de cuidar para garantir uma floração bonita no próximo ano.
Pelo que li, a árvore precisa de um período de descanso e de uma poda específica depois que as flores caem. Algumas pessoas falam em suspender a rega por um tempo, outras falam em adubar com NPK. Alguém aqui do grupo já passou por isso e pode compartilhar a experiência? Como vocês fazem a manutenção da árvore Mai aqui no Brasil?
Agradeço muito qualquer dica!
Respostas da Comunidade
MembroJaponês disse:
Olá! Também cultivo minha Mai há alguns anos. A dica principal que funcionou comigo é: assim que as flores murcharem completamente, faça uma poda leve removendo os galhos secos, fracos ou muito compridos. Depois, troque o vaso ou faça uma adubação de cobertura com composto orgânico e farinha de osso. A árvore precisa de um período de repouso: reduza bastante a rega no outono (março a maio). As folhas vão cair, e ela vai descansar. Em junho/julho, volte com as regas gradualmente e adube com NPK 4-14-8 para estimular os botões florais. Nunca falha!
EstudanteDeKanji disse:
Ótimas dicas! Só complementando: aqui em São Paulo o clima é mais seco, então fico atento a pragas como cochonilhas. Se aparecerem, aplico óleo de neem. Outra coisa importante é não deixar o solo encharcado depois da poda. A drenagem é essencial para evitar fungos. Fora isso, é uma planta muito resiliente!
Continue a conversa no Fórum de Educação ou explore outros grupos de estudo da Hikari no Gakko.