História: Ontem lutamos contra a embriaguez — Um conto sobre consequências imprevistas
Esta é uma história reflexiva sobre as consequências inesperadas do consumo excessivo de álcool, compartilhada por um membro do grupo. Uma narrativa que nos faz pensar sobre escolhas e responsabilidade.
Ontem saí com amigos para comemorar uma conquista. No início, tudo era alegria: risadas, música boa e brincadeiras. Mas, no meio da euforia, exagerei na bebida. Perdi a noção do tempo e do meu próprio limite. Lembro-me de discutir com um amigo por um motivo banal, de derrubar acidentalmente uma mesa e de ser levado para casa antes do fim da festa.
Hoje acordei com uma ressaca horrível — a cabeça latejando, o estômago embrulhado e uma sensação de vazio. Ao pegar o celular, vi mensagens preocupadas da minha mãe, uma ligação perdida do meu chefe. Eu tinha uma reunião importante pela manhã e simplesmente não apareci. A vergonha e o arrependimento tomaram conta de mim.
As consequências foram além da dor física. Passei o dia inteiro na cama, incapaz de cumprir minhas obrigações. Perdi o prazo de entrega de um trabalho, deixei de levar meu irmão a uma consulta médica e precisei inventar desculpas para justificar meu sumiço. A confiança que minha família tinha em mim ficou abalada. Meu amigo com quem discuti está magoado e não atende minhas ligações.
Tudo isso por não saber parar. Refletindo, percebo que o álcool pode nos levar a situações extremas. Seus efeitos vão muito além da ressaca: prejudicam a saúde, enfraquecem relacionamentos e abalam nossa autoestima. Precisamos ter responsabilidade e coragem para dizer "não" quando necessário.
Compartilho esta história não como orgulho, mas como um alerta para quem acha que "uma noite só" não faz mal. Faz, sim. E as marcas podem durar muito mais do que a dor de cabeça. Espero que possamos trocar experiências como esta no grupo e aprender juntos a fazer escolhas melhores. Cuidar de si mesmo é o primeiro passo para uma vida equilibrada.
Essa é a minha contribuição para o fórum. Obrigado por lerem e, se você já passou por algo parecido, sinta-se à vontade para compartilhar também.