Dúvida: Leitura de Kanji em contextos diferentes
Olá a todos do grupo de estudos!
Estou com uma dúvida que me surgiu enquanto estudava os kanji da primeira série. Sabemos que muitos kanji têm mais de uma leitura, como o 生, que pode ser lido como せい (sensei), しょう (shougakkou) ou い.きる (ikiru), う.まれる (umareru), なま (nama)...
A minha pergunta é: como identificar qual leitura usar em cada situação? Existe alguma regra prática para saber quando usar a leitura chinesa (on'yomi) e quando usar a leitura japonesa (kun'yomi)?
Pelo que entendi, em palavras compostas (kango) geralmente se usa o on'yomi, enquanto kanji sozinhos ou com hiragana (okurigana) tendem a usar o kun'yomi. Isso está correto?
Por exemplo:
- 先生 (sensei) → on'yomi
- 生きる (ikiru) → kun'yomi
- 生活 (seikatsu) → on'yomi
Mas e quando encontramos exceções? Como 昨日 (kinou), que é uma palavra composta mas usa kun'yomi?
Agradeço desde já pela ajuda! よろしくお願いします。
Respostas
Ótima pergunta, Maria-chan!
Você já está no caminho certo com a sua análise. A regra geral que você mencionou está correta: palavras compostas por dois ou mais kanji (kango) geralmente usam a leitura chinesa (on'yomi), enquanto kanji sozinhos, especialmente quando acompanhados de okurigana (hiragana após o kanji), usam a leitura japonesa (kun'yomi).
Sua observação sobre 昨日 (kinou) é excelente e toca num ponto importante: existem exceções e palavras japonesas nativas (yamato-kotoba) que se enquadram em padrões diferentes. 昨日 é uma leitura especial (jukujikun), onde o kanji é emprestado pelo significado, mas a leitura é uma palavra japonesa nativa. Outros exemplos incluem 大人 (otona) e 今日 (kyou).
A melhor maneira de aprender é praticar com exemplos e, com o tempo, seu cérebro vai se acostumando com os padrões. Recomendo usar flashcards (como os do nosso curso de Kanji) e sempre que aprender uma nova palavra, anotar se ela é on'yomi ou kun'yomi. A exposição constante à leitura e à escrita é a chave!
Continue com as ótimas perguntas! 頑張ってください!
Ótima explicação, Sensei! Eu sempre tive essa dúvida também. Uma dica que me ajudou muito foi focar nas leituras dos kanji mais comuns primeiro, como os da 1ª série. Depois que você aprende o padrão, fica mais fácil reconhecer as exceções.
Maria, se quiser praticar, podemos marcar uma sessão de estudos em grupo no próximo sábado!
Compartilhe suas dúvidas e ajude outros estudantes no grupo oficial do Hikari no Gakko.